Quem foi Abd-ru-shin?

Abd-ru-shin

Abd-ru-shin, o autor da obra “Na Luz da Verdade”, com o nome de batismo de Oskar Ernst Bernhardt, era alemão e nasceu em 18 de abril de 1875 em Bischofswerda (perto de Dresden). O nome de Abd-ru-shin, sob o qual escreveu as dissertações para a sua “Mensagem do Graal”, corresponde ao sentido de “servo da Luz”.

Em 1928, Oskar Ernst Bernhardt mudou para a Áustria, onde viveu até ter sido desapropriado pelos nacional socialistas alemães e a obra “Na Luz da Verdade” ter sido proibida pelos mesmos. Impedido na sua atuação, Abd-ru-shin faleceu em 6 de dezembro de 1941 em Oberkipsdorf nos Metálicos da Saxônia (Erzgebirge), onde tinha sido forçado a passar os seus últimos anos de vida sob a observação da Gestapo.

Em Bischofswerda, Oskar Ernst Bernhardt passou uma infância feliz. Após a sua educação escolar, seguiu-se a aprendizagem e formação como comerciante, a qual completou em Dresden.

A casa Gambrinus em Bischofswerda, Alemanha, é a casa onde Abd-ru-shin (Oskar Ernst Bernhardt) nasceu.

Suas vivências e impressões adquiridas durante as suas viagens como empresário comercial autônomo e depois como sócio em negócios maiores de exportação e importação, levaram-no em breve a pôr à parte a sua função de negociante e a dedicar-se à sua veia de escritor. A partir de 1907/08, dedicou-se somente à escrita. Obteve não só sucesso notável com os relatórios de viagem, novelas e romances, mas, sobretudo com suas peças de teatro.

Depois de longa permanência em Nova Iorque (1912/13), partiu em viagem de estudo para a Inglaterra (Londres), onde o alemão, já com 40 anos, foi feito prisioneiro entre 1915 e 1919 num campo de concentração britânico depois do início da 1ª guerra mundial. Durante os quatro anos de reclusão, viveu as aflições interiores dos seres humanos que, perante o caos de valores destroçados, não encontravam mais saída. Brotou então dentro de si o desejo de ajudar o próximo através de um conhecimento sobre as coerências e uma decisiva ordem superior.

Assim, a partir de 1923, sob o nome de Abd-ru-shin, Oskar Ernst Bernhardt começou a publicar dissertações ligadas a questões essenciais da vida. O nome Abd-ru-shin não só exprimiu aquilo que reconheceu e viveu como a sua missão – ser servo da Luz – mas também fez a ponte entre a sua primeira vida terrena preparatória na época de Moisés e mediador da “Mensagem do Graal”. A doutrina da reencarnação é um componente central da obra “Na Luz da Verdade”.


Em 1928, Abd-ru-shin estabeleceu-se no monte de Vomperberg, Tirol, nos arredores de Innsbruck (Áustria), e foi ali que completou as dissertações da edição da “Mensagem do Graal” em três volumes, a qual pode ser adquirida ainda hoje. Ao mesmo tempo, quando os adeptos começaram a organizar-se e a adotar um modelo de vida no sentido do conteúdo da obra, desenvolveu-se ali a “Colônia do Graal”. Quando, porém, a Áustria se tornou “alemã” em 1938, o regime nazista proibiu a sua propagação. Abd-ru-shin foi preso e os seus bens em Vomperberg foram expropriados.

Depois de seis meses de opressiva prisão em Innsbruck, foi expulso da Áustria ocupada. Encontrou, por fim, acolhimento em Oberkipsdorf, nos Metálicos da Saxônia. Foi-lhe interdito defender em público os seus objetivos ou receber visitas. A Gestapo observava e controlava Abd-ru-shin constantemente.

Não obstante, ele aproveitou os anos, em que estava exilado, para trabalhar: redigiu a Mensagem do Graal para a forma que deixou como patrimônio até hoje. Contudo, o exílio e o isolamento tiveram as suas conseqüências: Abd-ru-shin faleceu com apenas 66 anos de idade em Kipsdorf, em 6 de dezembro de 1941.