Na Luz da Verdade – Mensagem do Graal

Os três volumes da obra „Na Luz da Verdade“ são constituídos por uma coletânea de 168 dissertações estruturadas de forma progressiva, as quais fornecem ao leitor uma visão ampla da Criação e do mundo.

As dissertações reunidas neste livro foram proferidas entre 1923 e 1938, porém até hoje não perderam nada de sua força afirmativa. Elas apresentam uma extensa explicação do mundo com base nas leis da natureza, base essa com que o leitor poderá reconhecer a ordem por detrás do mundo, oferecendo a ele valorosos auxílios para a vida.

A obra “Na Luz da Verdade” tornou-se mundialmente conhecida, sobretudo pelo fato de oferecer respostas conclusivas às grandes questões da humanidade, tais como a do sentido da vida, a da justiça no destino ou em relação à continuação da vida após a morte. Até hoje, a obra foi traduzida em 22 idiomas e está disponível em mais de 90 países.

Uma meta do autor foi a de levar o leitor mais próximo à verdadeira vida, de oferecer-lhe impulsos valorosos para o desenvolvimento da sua personalidade e de levá-lo a um caminho de reconhecimento que também inclui o reconhecimento de Deus. As dissertações reunidas na obra “Na Luz da Verdade” hão de servir como “farol e bordão”, independente do credo ou da confissão de uma pessoa. Abd-ru-shin não quis fundar uma nova religião, nem uma seita ou uma nova crença.

As explicações da obra “Na Luz da Verdade”, que são estruturadas com base nas leis da natureza simples e compreensíveis, são eficazes tanto no mundo exterior como na vida íntima. Elas abordam vivências humanas típicas, indicam os pontos fortes e as fraquezas humanas, assim como as insuficiências ocultas – mas também as várias oportunidades que a vida cotidiana oferece para o progresso espiritual. Com isso, o leitor tem a possibilidade de redescobrir o conteúdo das dissertações na sua própria vida e de reconhecer a sua veracidade. Desta forma, as vivências espirituais, portadas de sentimentos intuitivos e com conclusões objetivas e lógicas, poderão ser unidas a uma visão abrangente e integral do mundo, na qual não existe separação entre a busca científica natural e física e a busca religiosa da Verdade.

A obra “Na Luz da Verdade” leva o subtítulo certamente incomum de “Mensagem do Graal”. Hoje, o conceito “Graal” é ligado a visões e imagens saudosas como nos foram transmitidas nos mitos, lendas
e, sobretudo também nas obras de arte. Abd-ru-shin explica que estas transmissões se baseiam numa realidade existente, que é de significado central para a existência e a sustentação da Criação inteira. Ao mesmo tempo, o conceito “mensagem” indica a ímpar e elevada origem, da qual provém a sabedoria transmitida através das dissertações.

Contudo, a obra “Na Luz da Verdade” traça um caminho simples. Ele não tem nada a ver com a mística ou a elevação esotérica, sendo, porém, muito exigente, similar à doutrina original de Jesus. Pois que não só deve ser incentivado o modo de pensar autônomo, objetivo e livre de preconceitos, mas principalmente o “firme querer para o bem”. Este trabalho em si mesmo e no serviço ao próximo pode levar o ser humano a uma maturidade espiritual.

Eis alguns dos vários temas importantes, aos quais a obra “Na Luz da Verdade” oferece respostas detalhadas:

• Responsabilidade e destino / karma
• a morte e as diversas vidas / reencarnação
• a queda pelo pecado e o pecado hereditário
• a visão abrangente do aquém e do além
• a misericórdia e o amor do Criador
• corpo, alma e espírito
• Filho de Deus e Filho do Homem