Resumo

 

  1. 1920 a 1926: Revista “Folhetos do Graal”, Mensagem do Graal edição de 1926
  2. 1926 a 1931: “Der Ruf”, Folhetos do Graal, Mensagem do Graal edição de 1931
  3. 1931 a 1938: Ressonâncias à Mensagem, Revista “Die Stimme”
  4. 1938 a 1941: Reorganização da Mensagem do Graal, última edição
  5. Resumo
  6. Apêndice

 

 

 

Capítulo 05

Se nos círculos dos leitores se fala sobre a “antiga” Mensagem, isto se refere à “grande edição” de 1931, às “Ressonâncias à Mensagem do Graal” 1.° volume, publicadas em 1934, e às dissertações avulsas que ainda saíram até fins de 1937 (em parte na revista “Die Stimme”). Elas são defrontadas à Mensagem do Graal “Na Luz da Verdade”, volume I, II e III – “edição última versão”, sendo que a Mensagem do Graal “Na Luz da Verdade”,grande edição de 1931, muitas vezes é designada como a “verdadeira” Mensagem ou a “versão original” da Mensagem do Graal. Dá-se a impressão de que esta edição de 1931 de certo modo tivesse “caído já pronta do céu”, enquanto que a “edição última versão” é interpretada como um retoque, sendo que até se infiltram dúvidas se estes retoques foram realmente efetuados por Abd-ru-shin mesmo. Não se dá conta ou não se sabe que também a “grande edição” de 1931, do mesmo modo como a posterior “última edição”, foram submetidas a um desenvolvimento. Em comparação à “pequena edição” de 1926, também nesta “grande edição”, Abd-ru-shin tinha modificado a sequencia, adicionando novas dissertações e refundindo outras dissertações redacionalmente (por exemplo, ortografia e repetições).

No epílogo da “grande edição” de 1931, Abd-ru-shin formulou o reconhecimento da sua origem espiritual e o auxílio aos seres humanos, relacionado à sua origem.

Mesmo que ele tenha escrito ali que ele, Abd-ru-shin, concluiu a sua Mensagem aos homens, isto, no entanto, não significa que ele doravante não tivesse mais nada a dizer aos homens, pois que ele, posteriormente, ainda redigiu várias novas dissertações. Contudo, com o conteúdo das dissertações nesta forma, ele tinha dado “a base” para os homens daquela época, base essa que lhes possibilitou reconhecer a Mensagem do Graal como sendo um auxílio do Criador para os homens. Somente com isso, eram então capazes de assimilar e de pôr em prática as explanações seguidas como “Ressonâncias à Mensagem do Graal”.

Também a afirmação do epílogo “Como receber a Mensagem” (“Ressonâncias à Mensagem do Graal” 1.° volume) “…tendes de deixar inalterada a minha Mensagem…”, muitas vezes é usada como argumento para “comprovar” que não era permitido alterar esta edição. Esta indicação, porém, se refere apenas a nós ouvintes ou leitores, mas não ao próprio autor. É claro que ele, como autor da Mensagem do Graal, podia alterar a forma.

Esta possibilidade de reorganização é expressamente mencionada em três contratos de edição, os quais foram concluídos em 1.10.1930, em 19.9.1932 e em 28.1.1935 entre a editora “Der Ruf” GmbH, Munique, e Abd-ru-shin como autor:

“O Senhor Bernhardt se compromete a fornecer as correções e examinações das folhas gratuitamente quando se tornarem necessárias. Reorganizações que se tornarem necessárias igualmente não serão remuneradas em particular.”

Com o passar dos anos que se seguiram, a compreensão e a colocação em prática da Mensagem provinda do Graal ficaram cada vez mais difíceis para os homens. A história mostrou que a grande maioria seguiu caminhos diferentes daqueles indicados na Mensagem do Graal. Porém, não só a maioria dos homens em geral, mas também alguns adeptos da Mensagem do Graal, os quais já a tinham reconhecido como auxílio para a vida.

Já no ano de 1937, Abd-ru-shin mencionou perante algumas personalidades confidenciais que o desenvolvimento tornaria necessária uma reorganização das suas dissertações, como resulta de cartas e declarações dessas pessoas.

Esta reorganização Abd-ru-shin efetuou durante a sua estadia forçada em Kipsdorf. Nessa época, apesar das enormes dificuldades, foi possível para alguns poucos adeptos da Mensagem do Graal visitar o autor e a sua família ali. A essas pessoas ele tinha falado sobre a reorganização das suas dissertações e declarado que tivera compilado a Mensagem em três partes. Mais tarde,
algumas dessas pessoas documentaram as recordações das suas visitas em declarações ou cartas.

Mal se pode imaginar o quanto que Abd-ru-shin deve ter sofrido sob as circunstâncias de seu exílio. As tensões e as preocupações interiores como consequência do impedimento da sua atuação, finalmente chegaram a provocar efeitos também no seu corpo físico. Durante a estadia num hospital em novembro de 1941, os médicos não puderam constatar nenhuma origem física, e, assim, concederam ao desejo do paciente de retornar “a casa”, para Kipsdorf. Lá, Abd-ru-shin deixou esta Terra nas horas da tarde do dia 6 de dezembro de 1941. Seu desejo de retornar a casa aspirou ao encontro de uma meta longínqua, céus acima desta Terra.

Após o falecimento de Abd-ru-shin, Maria e Irmingard Bernhard foram as pessoas que continuaram a obra dele. Elas tiveram que suportar anos de sofrimento com a guerra até que, após o final da mesma, em 1945, lhes foi possível retornar a Vomperberg, o recinto terreno de atuação de Abd-ru-shin.

Algum tempo mais tarde, elas comunicaram, numa circular aos adeptos da Mensagem do Graal, que Abd-ru-shin tinha reorganizado a sua Mensagem nos anos em que ficou em Kipsdorf.

Maria e Irmingard Bernhardt não puderam obter nenhuma vantagem do fato de uma reorganização da Mensagem do Graal, mesmo que isto lhes tenha sido imputado em algumas ocasiões. Quanto mais fácil teria sido para ambas depois da guerra, voltar a publicar a “grande edição” de 1931, as “Ressonâncias à Mensagem do Graal” de 1934 e as dissertações avulsas editadas até 1937 naquela “velha” forma! Elas teriam podido poupar tantos esforços, dificuldades, inimizades e também despesas.

Somente a certeza de querer cumprir a vontade de Abd-ru-shin e de divulgar a sua Mensagem de tal forma como ele mesmo o tinha determinado é que foi a base para a sua atuação.

 

Ausgabe letzter Hand

  1. 1920 a 1926: Revista “Folhetos do Graal”, Mensagem do Graal edição de 1926
  2. 1926 a 1931: “Der Ruf”, Folhetos do Graal, Mensagem do Graal edição de 1931
  3. 1931 a 1938: Ressonâncias à Mensagem, Revista “Die Stimme”
  4. 1938 a 1941: Reorganização da Mensagem do Graal, última edição
  5. Resumo
  6. Apêndice